Whirlpool
A Whirlpool Corporation, com sede em Benton Charter Township, Michigan, Estados Unidos, é uma proeminente fabricante e comercializadora multinacional americana de eletrodomésticos. É também uma potência global com uma rede de mais de 70 centros de fabricação e pesquisa em tecnologia estrategicamente localizados ao redor do mundo. Essa extensa abrangência permite à empresa inovar constantemente e oferecer eletrodomésticos de ponta aos consumidores em todo o mundo. Aqui no Brasil suas principais marcas são Brastemp, Consul, Compra Certa e KitchenAid.
No centro da linha de produtos da Whirlpool está sua marca principal, a Whirlpool, conhecida por sua qualidade e desempenho excepcionais. A empresa também comercializa com orgulho um portfólio diversificado de outras marcas renomadas, incluindo Maytag, JennAir, Amana, Gladiator GarageWorks, Inglis, Estate, Bauknecht, Ignis, Indesit e, no mercado europeu, Hotpoint.
Os projetos
Até recentemente, cada uma das mais de 100 lojas online da Whirlpool operava de maneira amplamente autônoma.
Com as recentes mudanças na liderança da empresa, tornou-se cada vez mais evidente que há a necessidade de unificar essas lojas e torná-las mais amigáveis ao usuário, escaláveis e centradas no usuário.
O projeto Multicountry é um projeto contínuo com o objetivo de integrar as plataformas de comércio eletrônico VTEX da Whirlpool e padronizar a identidade visual dessas lojas, que anteriormente variavam significativamente.
Nosso lançamento inicial ocorreu na Índia, servindo como um farol orientador enquanto embarcávamos na jornada de criar um Design System que poderia servir como a base para padronizar as interfaces de nossas lojas.
Começamos com um Lean Inception para alinhar todos na mesma direção. Após isso, aprofundamos na refinamento da arquitetura do projeto, abrangendo tanto os aspectos de design quanto de desenvolvimento.
Inúmeras sessões upstream de descobertas, refinamentos de UX/UI e técnicos pavimentaram o caminho para o subsequente desenvolvimento e controle de qualidade.
Após uma dedicação incansável que se estendeu por 7 meses, e com o envolvimento ativo de mais de 40 pessoas, alcançamos o lançamento bem-sucedido do MVP (Produto Mínimo Viável) para a loja de Porto Rico, seguido rapidamente pelo México.
Pesquisa & Análise
Conduzimos uma pesquisa extensiva com a assistência da ferramenta Userfeel.com para compreender mais a fundo sobre as características únicas de cada público regional. Isso envolveu a identificação dos produtos mais procurados e a identificação dos principais desafios enfrentados pelos usuários ao fazer compras ou buscar informações, tudo alinhado com nossos objetivos comerciais.
Nós também realizamos uma análise geográfica das principais lojas online da Whirlpool para identificar suas forças e fraquezas.
Além disso, realizamos exercícios de benchmarking para avaliar o desempenho dos principais concorrentes da Whirlpool em cada região.
Definição de Metas
Com base em nossas descobertas de pesquisa e benchmarking, estabelecemos objetivos precisos para o redesign.
Personas & Wireframes
As personas foram um desafio enorme, pois ficou claro que os clientes da Whirlpool adotavam comportamentos de compra diferentes para cada região e interagiam com o site de maneiras distintas.
Aproveitamos a base estabelecida pela Whirlpool Índia como ponto de referência. Essa abordagem nos ajudou a visualizar o layout, identificar oportunidades e propor melhorias antes de nos comprometermos com o design visual.
Design Visual
Baseando-me nos wireframes, comecei a desenvolver os aspectos visuais da loja. Padronizamos cores, tipografia, imagens e elementos de design para harmonizar com a identidade e valores da Whirlpool.
Depois da aprovação dos wireframes, criei mais de 150 protótipos interativos de alta fidelidade que simulavam autenticamente a experiência do usuário final. Nada disso teria sido possível sem o apoio inabalável dos meus colegas, a confiança depositada em nós pela Whirlpool e a notável comunidade da Baymard.
Lojas da Whirlpool com as quais tive a oportunidade de trabalhar.
Whirlpool India - D2C Project
Whirlpool LATAM [That includes Mexico, Puerto Rico, Guatemala, and more countries]
Whirlpool EMEA [That includes Poland, France, Italy, UK, and more countries]
Brastemp, Consul, KitchenAid - D2C Projects
Bauknecht
Hotpoint